segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sermões em Efésios

Quando lemos as epístolas que Paulo escreveu para uma variedade de lugares, devemos sempre levar em conta que Deus intentava que elas servissem não apenas para uma época ou para determinado povo; mas, para sempre, e para toda a igreja em geral. E, na verdade, caso alguém considere bem a doutrina que nelas está contida, ficará fácil discernir que a intenção de Deus era ser ouvido por meio das coisas que são ali faladas, até o fim do mundo; e, também, que ele possui tal cuidado por nós que não ignorou nem se esqueceu de coisa alguma que pudesse contribuir para o progresso de nossa salvação. A suma dessa Epístola que eu ora tenho em mãos para expor é que Paulo confirma os que já haviam sido instruídos no evangelho, a fim de que eles soubessem que nisto é que eles devem descansar, sobre a verdadeira e perfeita sabedoria, e que não é lícito adicionar coisa alguma a ela.

Paulo nos conta que os benefícios que nos são trazidos por nosso Senhor Jesus Cristo e dos quais somos feitos partícipes por intermédio de seu evangelho são tão excelentes que seguramente seremos extremamente ingratos se corrermos para lá e para cá como as pessoas que jamais descansam ou se contentam. Depois, mostra-nos ainda o que temos em Cristo, para que nos apeguemos a este de modo a não aceitar buscar em nenhum outro lugar, mas nos assegurarmos de que ele adquiriu tudo para nós.

Por outro lado, ele nos revela que Cristo tão bem proveu por sua igreja que, se soubermos como utilizar os dons da graça que ele nos oferece, teremos plena e perfeita felicidade. Junto com isso, avisa aos que são instruídos na verdade do evangelho que levem uma vida santa, demonstrando que têm aproveitado devidamente a escola de Deus.

pequeno resumo de: Sermões em Efésios, João Calvino !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário