sexta-feira, 14 de março de 2014

A Alegria de Caminhar com o Senhor !!

Salmo 126

1 - Quando o Senhor trouxe de novo a Jerusalém os que tinham sido levados dali como prisioneiros, até nos pareceu como se fosse um sonho.
Cantamos de alegria e felicidade! E as populações dos outros países diziam: Que coisas espantosas o Senhor fez por eles!
3 Com efeito, coisas espantosas fez o Senhor por nós. E por isso estamos assim tão felizes!

4 Senhor, faz regressar os nossos exilados, tal como as torrentes do nequev que trazem bruscamente a fertilidade.
5 Os que semeiam com lágrimas, colherão com alegria.
6 Saem pelos campos, lamentando-se enquanto semeiam. Mas depois hão de voltar felizes, carregando com os fardos da colheita.

Nos três primeiros versículos deste salmo vemos como o povo de Israel recebeu a notícia da sua libertação e qual foi a sensação de receber esta notícia. Pois quando Isaías profetizou que Deus levantaria um rei chamado Ciro, aproximadamente 100 anos antes, em Is 45:13, e dizem as literaturas paralelas que ao receber esta palavra dos anciões de Israel, Ciro se espantou tremendamente e assinou o tratado de libertação do povo de Israel, e isto aconteceu da noite para o dia, e foi como ganhar na loteria, dormir pobre e acordar rico.

O salmo possui duas estruturas básicas,

a primeira vai dos versículos 1 ao 3, e diz respeito a nossa conversão, e outra parte, vai do versículo 4 ao 6, e diz respeito ao processo de restauração  da nossa vida que se inicia depois da conversão e vai até o dia que encontrarmos com Cristo.

Mensagem deste salmo: 

1º ponto: No tempo do cativeiro, quando estávamos no mundo, andando sem rumo, sem finalidade, sem esperança, e de repente a gente experimenta uma libertação, esta experiência gera em nós algumas sensações que os judeus experimentaram e que são descritas nos três primeiros versículos do salmo, ou seja, primeiro produz um sentimento de que aquilo não é real, é tão bom que parece um sonho, “ficamos como quem sonha”, um sentimento surreal, ontem você estava num estado de desgraça total, sem perspectiva de nada e hoje você experimenta essa overdose de graça !!!!!

2º ponto:  A alegria toma conta de nós, até o nosso aspecto melhora, ficamos com aquela cara de riso o tempo todo, “a nossa boca se encheu de riso”, a gente não consegue nem se conter, é aquele riso constante, e causa até espanto nas pessoas, pois ontem você estava com aquela cara de terror, e hoje você esta rindo, e as pessoas que te acompanham, que sabem as coisas que te acometem, chegam a conclusão de algo sobrenatural aconteceu com você. “e as nações da terra diziam, grandes coisas fez o senhor por eles”.

3º ponto: Até nós mesmos ficamos espantados com essa graça que nos alcançou e verdadeiramente transformou o nosso caminho, e após as pessoas ficarem espantadas com isto, nós mesmos confessamos a mudança.

Com efeito, coisas espantosas fez o Senhor por nós. E por isso estamos assim tão felizes!”.
Essa é a primeira coisa que este salmo traz como construção espiritual para a nossa vida, ou seja, vemos descrito o processo de conversão, e é isto que trata os três primeiros versículos deste salmo, sobre a alegria, a graça de Deus nos visitando, você estava ali em trevas e de repente esta na luz, é um susto.

Três Recomendações que este Salmo trás para nossas vidas

1 - Que a restauração da libertação não nos paralise no caminho da reconstrução da nossa vida
Verso 1, a libertação já ouve e no verso 4 – agora nos de força para continuar caminhando neste processo.

2 – O salmo nos mostra três perspectivas de reconstrução da vida

1º - se até o deserto tem oportunidade de se tornar jardim pelo menos uma vez no ano, Quanto mais a gente (para isto temos que conhecer o deserto do neguev que foi o local que inspirou o salmista);Deus pode transformar o deserto que era a sua vida, em um manancial.

2º - no ato de semear no deserto até as lagrimas ajudam a irrigar sementes, ou seja, não devemos ter medo e nem vergonha de chorar de chorar, porque o processo de reconstrução é custoso, começar do zero é tenso.

3º  no caminho da reconstrução da vida tem que se chorar enquanto se anda e andar enquanto se chora, o importante é continuar caminhando sempre, não parar, pois temos certeza que em Cristo a vitória já é nossa.


3 - A libertação trás alegria, porém nos coloca no caminho da reconstrução, não podemos desanimar.

Que Deus Abençoe a todos !!!

Carlos Augusto Xavier
14/03/2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário