sexta-feira, 14 de março de 2014

Sansão Exemplo para a Igreja de Hoje ?

Texto base: Jz 16:4 ao 31 e 1Jo 2.16


Antes de falarmos sobre o Jz 16, vamos resumir rapidamente a história de Sansão que se encontra em Jz 13, de acordo com a sua descrição na bíblia hebraica, Shamshoun ou Sansão que significa "homem do sol", foi um nazireu que significa "separado para DEUS" (os votos de um nazireu estão descritos em Nm 6:2-8), filho de Manoá, nascido de mãe estéril Jz 13:2, e que não só julgou israel mas liderou os israelitas contra os filisteus durante vinte anos Jz 15:20. Ele era da tribo de Dã e foi o décimo terceiro juiz de Israel, sucedendo a Abdon e antecedendo a Elias.

Mas é em Jz 16, que vemos algo interessante na vida de Sansão e que muito se assemelha com Israel, pois Israel tem um histórico Cíclico de desobediência e é aqui neste capítulo, que a bíblia tipifica claramente em Sansão este histórico, e que deve ser tomado como um aviso para a Igreja de hoje, mas antes de falarmos deste capitulo 16, temos que lembrar um pouco desta condição cíclica de Israel, vemos nos livros de Juízes e 1 Samuel que Israel é julgada por 15 vezes e o Senhor usou quinze pessoas distintas para julgar israel, apesar de os dois últimos Juízes estarem contidos no livro de 1 Samuel a maior parte dos juízes estão contidos mesmo no livro de "JUÍZES".

Durante todo o livro de juízes vemos o grande problema de israel, que era não se manter fiel a DEUS, Israel era facilmente seduzida pela "gloria" das nações ao seu redor, e por não conseguir se manter fiel, se deixava seduzir, e então, era oprimida, e apos a queda,  o Senhor então, levantava um Juiz, que a julgava pelas suas atitudes, israel se arrependia, era restaurada, e pouco depois, iniciava-se o ciclo novamente, e, isto se dá por 15 vezes entre o livro de Juízes e 1 Samuel, mas, a bíblia não só tipifica esta atitude de israel na vida de Sansão, mas na vida de outros profetas também, mas este é um outro assunto.

Posto isto, vamos então analisar o texto de Jz 16:4 ao 31

Em resumo, vemos que Sansão se apaixona por uma estrangeira chamada Dalila, e os filisteus já sabendo de sua fraqueza, propõem a esta, que seduza Sansão para que ele conte a ela o segredo de sua força, para que eles então, possam o matar. É neste capítulo que vemos a tipificação do estado cíclico de israel na vida de Sansão, e através destes 4 estados descritos nesta narrativa, podemos tirar 4 lições para nossas vidas.

1º estado: Sedução, Israel se deixa "seduzir pela beleza" das nações ao seu redor, já Sansão, se deixa "seduzir pela beleza" de uma mulher estrangeira chamada Dalila, é aqui que vemos tento em Israel quanto em Sansão a cobiça dos olhos 1Jo 2.16.

1ª lição: Foco: Para não cairmos nos mesmos erros que Israel e Sansão devemos ter foco e para servimos com excelência a Cristo devemos colocar a nossos valores em ordem e impor um foco para nossas vidas, a Bíblia nos diz em que devemos focar, em:
1º lugar: Em Deus, em seu reino, e na sua justiça Mt 6:33;
2º lugar: Devemos escolher a boa parte Lc 10:41-42;
3º lugar: Como diz o apostolo Paulo em Fp 3: 13-14, o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Ao contrário do exemplo de Israel e Sansão, não podemos jamais nos deixar levar pela aparente "beleza do mundo", mas temos que adotar um modo de viver íntegro e honesto, que a Bíblia chama de “fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que possamos subjugar o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e andar em comunhão com Deus Rm 8:5-17.

2º estado: Opressão, Israel é oprimido pela nação ao qual se deixou seduzir, neste caso Sansão é oprimido pelos filisteus através da insistência de Dalila, sansão então é derrotado aqui vemos a cobiça da carne 1Jo 2.16,ou seja, a insistência em se manter no pecado, e ele não aparece de uma hora para outra, Vejamos o que a bíblia diz em Tg 1:13-15.

2ª lição: Veja que, tanto Israel quanto Sansão ao se deixarem seduzir, e passam então, a ser oprimidos por esta "sedução", se tornando "escravos", e é assim conosco também, o pecado além de escravizar nos mantem separados de DEUS, e pós sermos escravizados, passamos a ser oprimidos por ele, a condição pecaminosa muitas vezes traz para o indivíduo um estado de reclusão, vergonha, baixa estima etc..., veja que Paulo chama o pecado de obras da "carne" em Gl 5:19-21 e neste mesmo texto o Senhor através de Paulo nos da o remédio contra as "obras da carne", que esta descrito em Gl 5:22-26.

3º estado: Julgamento, O Senhor levantava o juiz que então alertava a israel a cerca de seu mal caminho, para que esta pudesse se enxergar ou seja se arrepender, mas vemos que pela sua relutância em se arrepender o povo era quase que dizimado e o arraial praticamente destruído, e igualmente neste estado, vemos então um sansão derrotado, já sem a presença do Espirito Santo em sua vida, mas ele ainda se levantar contra os filisteus com suas próprias forças, ou seja, da mesma maneira que israel, relutava ates de se arrepender, e sansão agiu da mesma maneira, e se analisarmos a nossa vida, muitas vezes agimos desta maneira também, e esta é a soberba da vida, ou seja. achar que somos autossuficientes, que podemos todas as coisas com a força do nosso braço.

4º estado: Arrependimento, mas quando israel chega a este estado, podemos ver então o quanto a nação estava destruída e cheia de altares em seu território, assim foi também com sansão, que foi levado cativo para o seu palácio, transformado em escravo, e por ultimo bobo da corte, assim como o inimigo festejava em israel, construindo em seu território os postes-ídolos, assim foi também com sansão, a festa que os filisteus fizeram em sua volta, transformando-o em bobo da corte, e muito mais que isto, este é o nosso estado também quando pecamos, e isto não é somente uma questão física, ou seja, cada vez que Israel caia, levantava-se um poste-idolo ou seja um altar a satanás dentro de seu território, é assim foi com sansão e é assim com a igreja também, toda vez que pecamos, há festa no inferno e é levantado um altar em comemoração a isto.

4ª lição e Conclusão

Mas Deus pela sua infinita misericórdia, restaurava israel, restaurou a força de sansão um última vez e pode nos restaurar também, basta olharmos os erros de Israel e pararmos de achar que podemos brincar com o Senhor, temos que nos arrepender, nos humilhar e voltar os nossos olhos para o Senhor, pois ele é o nosso único refúgio.
"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra." (2 Crônicas 7.14).

Que o Senhor possa Falar aos nossos Corações

Carlos Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário